Ports and Terminals

Temer denies any wrongdoing as Attorney General files complaint

Dec, 27, 2018 Posted by datamarnews

Week 201852

Brazil’s President, Michel Temer has denied any charges recently leveled against him by the Attorney General’s Office. In an event in Goiânia this week, the President called the accusations “moral framing”. The ports decree, dated May 10, 2017, is the subject of an investigation involving President Michel Temer who is suspected of receiving a bribe of as much as US$1.6m for benefitting port operator Rodrimar whilst drawing up the decree.


Supporting Sources:

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/decreto-dos-portos-ao-se-manifestar-sobre-nova-denuncia-temer-diz-que-nao-houve-irregularidades

Decreto dos Portos: Ao se manifestar sobre nova denúncia, Temer diz que não houve irregularidades

Em reação à denúncia apresentada nesta quarta-feira (19) pela Procuradoria-Geral da República, o presidente Michel Temer negou a existência de irregularidades no caso do Decreto dos Portos, e disse que provará sua inocência. “O presidente Temer provará, nos autos judiciais, que não houve nenhuma irregularidade no Decreto dos Portos, nem benefício ilícito a nenhuma empresa”, informou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência por meio de nota.

À noite, ao ser ao ser homenageado em evento da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia, Temer evitou o assunto. De forma genérica, o presidente disse apenas que foi vítima de “uma trama moral” que muito o agrediu, sem especificar se falava das outras duas denúncias anteriores, oferecidas pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot.

A Rodrimar, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que os executivos denunciados pela Procuradoria-Geral da República foram afastados da empresa desde o início do ano. Segundo a companhia, isso permitiria “a máxima isenção e transparência durante o período em que os processos em questão estiverem tramitando na Justiça”. A empresa também disse que “continua pautando a sua gestão dentro dos mais elevados padrões de governança corporativa”.

O advogado Maurício Silva Leite, que defende o coronel João Baptista Lima Filho, amigo pessoal de Temer, informou que somente irá se manifestar depois de analisar o teor da denúncia feita pela PGR. Os outros denunciados não foram localizados até a conclusão da edição.

Denúncia

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, apresentou nesta quarta-feira denúncia contra Temer por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito do inquérito dos Portos, que apura se houve favorecimento a empresas do setor portuário na edição de um decreto de 2017. Essa é a terceira denúncia apresentada contra Temer pela PGR desde que ele assumiu o cargo, em 2016. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *