Argentina
Economy

Parceria Promissora: Vietnã e Argentina Fortalecem Laços Comerciais e de Investimento

Mar, 11, 2024 Posted by Gabriel Malheiros

Week 2024111

O Vietnã e a Argentina devem redobrar os esforços nôs âmbitos de comércio e investimento para acelerar suas respectivas trajetórias de recuperação económica e desenvolvimento, disse o encarregado do Gabinete de Comércio do Vietnã na Argentina, Ngo Manh Khoi.

Segundo o responsável, entre 2007 e 2022, o comércio entre os dois países aumentou 13 vezes, passando de 378 milhões de dólares para 4,88 mil milhões de dólares. A Argentina é atualmente um dos principais fornecedores de milho e ração animal para o Vietnã.

Em 2023, o comércio bilateral ficou em 3,45 mil milhões de dólares, uma queda de 29,6% em termos homólogos. O volume das importações do Vietnã provenientes do parceiro sul-americano sofreu um declínio no ano passado devido a uma seca histórica que atingiu a Argentina na safra de 2022-2023 e causou uma redução de 54% na sua produção agrícola.

No entanto, prevê-se que a produtividade agrícola aumente significativamente na colheita de 2023-2024 graças às condições climáticas favoráveis, daí uma forte recuperação das importações esperada para este ano.

Em relação ao investimento, a Argentina mantém atualmente cinco projetos no valor de cerca de 160.000 USD no Vietnã.

Khoi observou ainda que ambos os países partilham muitas semelhanças e têm grande potencial para se tornarem centros de trânsito de mercadorias, fluxo de capital de investimento e ligações com outros países da região e do mundo. Como membro ativo do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), a Argentina serve como porta de entrada para produtos vietnamitas penetrarem no mercado sul-americano. Enquanto isso, o Vietnã funciona como uma ponte para a Argentina entrar na Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e na Ásia-Pacífico.

Disse ainda que a forte relação tradicional entre as duas nações, aliada à atratividade de cada mercado, serve como força motriz de atracção para que se aproximem, expandam e desenvolvam as suas relações abrangentes, especialmente nos sectores económico e comercial.

Khoi recomendou que o Vietnã e a Argentina se concentrem em diversificar as exportações e importações e aumentar a cooperação empresarial em relação a bens potenciais como têxteis, calçado, produtos agrícolas, produtos de madeira e artesanato.

Ele também destacou a expansão da colaboração técnica e de investimento em sectores onde ambas as partes têm pontos fortes e exigem, como a agricultura de alta tecnologia, o agro-processamento, a biotecnologia, os cuidados de saúde e a energia verde.

Fonte: Vietnam +

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *