Oil and Gas

Contrail launches a new route between São Paulo and Rio de Janeiro

Nov, 22, 2018 Posted by datamarnews

Week 201846

Contrail, which has been operating in Jundiaí since December 2017 and is resposible for the Jundiaí Intermodal Terminal (TIJU), has launched a new route for transporting cargo via rail between São Paulo and Rio de Janeiro. With this route, the company hopes to grow its business in this region by 20% as it offers a rail service every five days with a 2-day transit time. Apart from reducing the cargo transit time, another major benefit will be a safer route than via road where there are frequent cargo robberies.


Supporting sources

URL: http://brazilmodal.com.br/2015/highlights/jundiai-inaugura-nova-rota-de-cargas-ate-o-rio-de-janeiro/

Jundiaí inaugura nova rota de cargas até o Rio de Janeiro

Date: 12/11/2018

Operando em Jundiaí desde dezembro de 2017, a Contrail, responsável pelo Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU), inaugurou uma nova rota para o transporte ferroviário de cargas, ligando o Interior de São Paulo ao Rio de Janeiro. Com a novidade, a empresa espera crescer 20% em negócios atendendo clientes localizados nessas duas regiões, com um trem a cada cinco dias e transit time de dois dias.
Diversos fatores motivaram a Contrail a estabelecer este novo trecho, entre eles o aumento dos índices de roubo de cargas nesse trecho e também pela Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas. As empresas já possuíam uma certa dificuldade na oferta de transportadoras que atendiam a região do Rio de Janeiro e a operação ferroviária entra nesse cenário para aumento da capacidade logística com um melhor nível de segurança.
A infraestrutura ferroviária de Jundiaí até o Rio de Janeiro já existia, mas era operada somente para cargas a granel e não-industrializadas. Agora, em parceria com a MRS Logística, a Contrail passa a atender clientes com produtos industrializados. “A ferrovia se tornou uma opção mais competitiva e mais atrativa em relação ao transporte rodoviário com a redução de custos e aumento da capacidade de transporte”, explicou o gerente comercial da Contrail Diego Bueno.
Ainda sobre a questão segurança, com o transporte ferroviário, as empresas conseguem também diminuir o valor do seguro de carga. “Quando mostramos para a seguradora que o transporte da carga será ferroviário, conseguimos baratear o valor do seguro”, comentou Diego. “Os clientes apenas precisam se planejar para o aumento do transit time.”
Agora, a Contrail passa a atender desde fluxo de mercado interno e também abre uma nova opção para importação e exportação via Portos localizados no Rio de Janeiro. “Antes a região de Jundiaí era atendida apenas pelo Porto de Santos nos fluxos de importação e exportação. Agora a região conta com mais esta opção para atendimento via Portos localizados no Rio de Janeiro”, explicou Diego.
Entre os benefícios desta nova rota estão a segurança e a possibilidade de transportar um volume maior de carga, uma vez que um trem pode levar até 42 contêineres de 40 pés, por viagem, em cada trecho. “Conseguimos também beneficiar o cliente com sete dias de armazenagem sem custo no Rio de Janeiro e mais sete dias em Jundiaí: se o cliente não tiver espaço em seu centro de distribuição ou na fábrica para armazenagem, poderá aproveitar mais esta vantagem de administrar estoque em trânsito”, anunciou o gerente comercial.

 

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *