Ports and Terminals

APM Terminals Itajaí adds PIL’s SSA Service to its roster

Jan, 18, 2019 Posted by datamarnews

Week 201904

APM Terminals Itajaí announced it will add PIL’s (Pacific International Lines) new SSA service (Sino South America) to its schedules. The services has already been calling at Navegantes and will continue to do so. The first ship is expected to set sail from Qingdao, in China, on January 31, arriving in Itajaí on March 12. In total 11 vessels will operate in the loop, with capacities between 4,250 and 4,330 TEU. Cosco and CMA-CGM will buy slots in the service.

The SSA service will have the following port rotation:

Qingdao – Shanghai – Ningbo – Shekou – Singapore – Sepetiba – Santos – Paranagua – Itapoa – Itajaí – Navegantes – Santos – Singapore – Qingdao 

Utilizing the new service, shipments can reach Itajaí port from Shanghai in 37 days and from Singapore in 28 days. With the year-on-year increase of 96% in cargo handling in 2018, APM Terminals has taken some strides towards recapturing some of the market share they lost to Navegantes over the years. Portonave, the operators of Navegantes are still the dominant terminal.

APM Terminals is also currently operating all cabotage services in the region as shown in the below graph:

A common problem both terminals currently face are congestions on the BR-101 and BR-470, as well as delays to the turning basin, which should have been finished some months ago. 


Supporting sources:

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/apm-terminals-itajai-tera-servico-da-pil-para-conexao-com-a-asia

APM Terminals Itajaí terá serviço da PIL para conexão com a Ásia

Após reconquistar três serviços e dobrar os volumes de contêineres operados em 2018, a APM Terminals Itajaí começa 2019 anunciando a adição de mais uma rota de conexão com a Ásia, desta vez servida pelo armador PIL (Pacific International Lines). O primeiro navio da nova rotação do serviço SSA (Sino South America) sairá do porto de Qingdao, na China, no dia 31 de janeiro, com descarga programada em Itajaí para 12 de março. Shanghai, Ningbo, Shekou e Singapura são outros portos asiáticos servidos pela rota. No total, são 11 navios disponibilizados, com capacidade entre 4,250 e 4,330 TEUs. O armador CMA CGM é parceiro da PIL neste serviço.

“Temos trabalhado incansavelmente para um posicionamento comercial ainda mais competitivo na atração de rotas e armadores para o terminal de Itajaí. Superamos desafios por meio da nossa experiência em operação de terminais, com revisão de processos, aplicação de tecnologia, engajamento e alto desempenho dos trabalhadores. Nossa maior missão é continuar servindo o mercado catarinense com excelência, sendo parceiros confiáveis para a indústria e para todos os nossos clientes”, destacou Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals Brasil. “Iniciar 2019 anunciando a confirmação de mais um serviço com conexão direta entre Ásia e Brasil, desta vez o SSA da PIL, é motivo de muito orgulho e otimismo. Será um ano ainda mais promissor não só para a APM Terminals Itajaí, mas para o desenvolvimento de toda a região”, finalizou Arten. Itajaí já opera uma rota da Ásia, o Neo Asas, servida pelos armadores Maersk Line e Hamburg Sud, que dispõe de duas escalas semanais.

A conquista do serviço SSA para Itajaí aumenta a oferta de armadores e de prazos de embarque para importadores e exportadores. Os tempos de trânsito reduzidos também são vantajosos. A viagem de Shanghai para Itajaí dura 37 dias. Já de Singapura, são apenas 28 dias para a carga alcançar seu destino em Santa Catarina. “Clientes que tradicionalmente carregam com a PIL, poderão descarregar em Itajaí e dispor de todos os serviços exclusivos que oferecemos por meio do nosso armazém alfandegado, como desova e operação de cargas desconsolidadas, além do benefício da entrega rodoviária, unindo a cadeia porto à porta e atendendo uma crescente demanda do mercado, que é a intermodalidade”, destacou José Bechara, Diretor Comercial da APM Terminals Brasil. No caso das cargas desconsolidadas, importadores que antes desembarcavam com esta linha em outros portos, terão economia operando diretamente em Itajaí, podendo salvar até 3 dias na cadeia de suprimentos do importador. “Essa agilidade, se convertida em custo, impacta também na competitividade das fábricas e dos seus produtos”, completa Bechara.

Catálogo da Indústria Marítima

A APM Terminals Itajaí atualmente conta com rotas que conectam o terminal à África, América do Norte, América do Sul, Europa, Mediterrâneo e Ásia, além de serviços de cabotagem, operadas por mais de 14 armadores integrados em diferentes consórcios. A proximidade entre o porto e a BR-101, assim como o acesso à BR-470, também fazem de Itajaí o fluxo preferencial para cargas de exportação, especialmente proteína animal (frango e suíno), madeira, celulose e cerâmica. O terminal está localizado no maior e principal pólo logístico de Santa Catarina, cercado por instalações retroportuárias e de apoio, além de ser base de diversas empresas importadoras e exportadoras.

Sharing is caring!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *