Regras de Comércio

Coronavírus: países da OMC se comprometem a manter cadeias de alimentos abertas

abr, 24, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202018

Os Estados Unidos, a União Europeia e 20 outros países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), entre eles Brasil, Austrália, Canadá e Japão, concordaram em manter aberto o comércio de alimentos e produtos agrícolas em meio às restrições que visam conter a propagação do coronavírus. 

Em comunicado conjunto, os países da OMC afirmaram que alguns países estão impondo restrições às exportações apesar de lições do passado mostrarem que isso eleva a insegurança alimentar das populações vulneráveis. 

“Os pobres do mundo, entre eles trabalhadores agrícolas, sofreriam com o impacto do aumento das restrições às exportações”, afirmou o comunicado. 

O grupo da OMC representa 63% das exportações e 55% das importações agrícolas e de alimentos do mundo e se comprometeu também a garantir que as cadeias de oferta continuem abertas e que as medidas de emergência sejam direcionadas, proporcionais, transparentes e temporárias. 

Os outros signatários são Chile, Colômbia, Costa Rica, Hong Kong, Coreia do Sul, Malauí, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Catar, Cingapura, Suíça, Taiwan, Ucrânia e Uruguai. 

Fonte: Reuters 

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *