Portos e Terminais

Porto fluvial de Cáceres deve voltar a operar no primeiro semestre

jan, 07, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202003

O Porto fluvial de Cáceres, localizado no Mato Grosso, deve retomar às operações no primeiro semestre de 2020, depois de quase oito anos de desativação. A informação é do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes.

De acordo com Mendes, foi fechado um plano de trabalho com a associação de produtores locais para que o porto e, por consequência, a navegação no trecho da hidrovia Paraguai-Paraná, entre Cáceres e Puerto Quijarro, na Bolívia, voltem a funcionar.

Para o prefeito de Cáceres, Francis Maris, a reativação do porto trará benefícios para todo o estado de Mato Grosso. “Para se ter uma ideia, para cada tonelada de soja transportada pelo rio Paraguai, há uma economia de 100 dólares, segundo estudo do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária. Isso agregará mais renda aos produtores. Também será possível importar produtos utilizados na agricultura, como ureia e potássio, a um custo menor “, afirmou o prefeito.

Após o início do funcionamento do porto, o próximo passo é a criação de uma Zona Franca de Exportação (ZPE), que atualmente está sendo estudada por três entidades que avaliam a viabilidade do projeto.

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *