Grãos

Importações de soja da China em setembro caem 14%

out, 14, 2019 Postado porSylvia Schandert

Semana201942

As importações de soja da China em setembro caíram 13,6% no mês para 8,19 milhões de toneladas, informou nesta segunda-feira, 14 de outubro, a Administração Geral das Alfândegas.

Nos primeiros nove meses de 2019, as importações de soja da China totalizaram 64,5 milhões de toneladas, uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, mostraram os dados.

A peste suína africana e a disputa comercial China-EUA têm sido os principais fatores que diminuíram a demanda chinesa de soja desde janeiro, disse Matheus Pereira, diretor da ARC Mercosul, uma empresa de consultoria em agronegócios, à S&P Global Platts.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, o rebanho de porcos da China foi reduzido em 39% devido ao surto de gripe suína africana desde agosto de 2018, quando milhões de porcos foram abatidos.

Segundo fontes da indústria, o abate de suínos na China devido à doença pode chegar a 55%.

A China processa 80% da soja importada em farelo de soja, que é então usado principalmente como ração animal. Como o rebanho de porcos diminui, a demanda por ração animal diminui simultaneamente.

Até agora em 2019, a soja de origem brasileira representava 80% do total de compras chinesas de soja. No entanto, à medida que as relações comerciais EUA-China melhoraram recentemente, as exportações de soja dos EUA para a China aumentaram, com mais de 2 milhões de toneladas de grãos dos EUA enviados para o país asiático nas últimas semanas.

A China é o maior importador de soja do mundo, respondendo por 64% das compras globais de soja, enquanto o Brasil é o maior exportador de soja do mundo.

Fonte: SP Global

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *