Porto de MAr del Plata - MAr del Plata Port
Navegação

Sindicatos argentinos pedem que MSC não deixe de operar no Porto de Mar del Plata

ago, 02, 2019 Postado porSylvia Schandert

Semana201932

O Conselho das Empresas de Pesca da Argentina (CEPA) e a Câmara da Indústria Pesqueira Argentina (CAIPA), solicitaram a intervenção de autoridades nacionais e provinciais para impedir que a empresa de navegação MSC suspendesse os serviços de seu navio porta-contêiner no Porto de Mar del Plata, cujo último desembarque foi nesta quinta-feira 1 de agosto.

Depois que a empresa anunciou que deixaria de fornecer o serviço semanal oferecido no principal porto de pesca da Argentina, as duas câmeras alertaram vários ministros e secretários sobre as consequências dessa decisão.

Tudo para exportação

As entidades destacaram que “a atividade pesqueira está fortemente ligada ao comércio exterior”, já que “90% de suas vendas” tem como destinos mercados “distribuídos entre os cinco continentes”.

Nesse contexto, indicaram que a entrada regular do navio MSC, com frequência semanal, representava na época “um avanço importante para a atividade”, e ressaltou que esse atendimento foi possível após “importantes investimentos públicos e privados” serem realizados, como dragar o canal de acesso e o espelho d’água interno do porto, o que motivou as empresas pesqueiras a “adaptar todas as suas operações”.

Para as entidades, o fato de uma das duas companhias de navegação que fornecem serviços regularmente em Mar del Plata deixar de fazê-lo “significará um revés para o qual entendemos que nunca voltaríamos, já que será necessário recompor uma logística desarticulada”.

Mais custos

As entidades explicam que essa decisão causará um aumento significativo nos custos logísticos, uma vez que a operação que inclui o carregamento de caminhões até o terminal mais próximo, ou seja, Buenos Aires,” deve ser retomada “, contradizendo os esforços para alcançar um regionalização autêntica da atividade portuária na Argentina ”.

Descrevendo as consequências da redução da capacidade de exportação do porto de Mar del Plata, elas explicaram que as empresas terão de transportar novamente suas mercadorias por caminhões, com o impacto usual nas rotas, os custos mais altos, a exposição à roubos, atrasos no carregamento e não cumprimento dos prazos de entrega.

“Além disso, as empresas de pesca começarão a depender dos serviços de uma única companhia de navegação, o que poderia levar a atitudes monopolistas”, alertaram.

Fonte: Portal Portuário

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *