navios-iranianos-iranian-vessels.
Regras de Comércio

Petrobras deve fornecer combustível a navios iranianos, diz Toffoli

jul, 25, 2019 Postado porSylvia Schandert

Semana201931

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou que a Petrobras deverá abastecer os dois navios iranianos parados por falta de combustível desde o início de junho próximos ao Porto de Paranaguá, no Paraná.

Os navios trouxeram ureia do Irã (usada para fabricação de fertilizantes) e deveriam retornar ao país carregados de milho. A Petrobras, porém, recusou-se a vender o combustível aos navios por temer represálias americanas – os EUA têm ampliado suas sanções contra o Irã este ano, visando atingir o setor petrolífero do país. A carga dos dois navios está avaliada em R$ 100 milhões.

De acordo com Toffoli, não há possibilidade de o Brasil sofrer sanções americanas, uma vez que o reabastecimento dos navios iranianos será feito por ordem judicial.

Ontem (24/07) o Irã ameaçou cortar suas importações do Brasil caso os navios não sejam abastecidos.

Segundo a Bloomberg, o embaixador do Irã em Brasília, Seyed Ali Saghaeyan, disse às autoridades brasileiras que seu país poderia facilmente encontrar novos fornecedores de milho, soja e carne se o país se recusasse a permitir o reabastecimento dos navios.

“Eu disse aos brasileiros que eles deveriam resolver o problema, não os iranianos”, afirmou Saghaeyan em uma rara entrevista na embaixada iraniana em Brasília. “Se não for resolvido, talvez as autoridades em Teerã possam querer tomar alguma decisão, porque este é um mercado livre e outros países estão disponíveis.”

O Brasil exporta cerca de US $ 2 bilhões para o Irã por ano, principalmente commodities como milho, carne e açúcar. Teerã compra um terço das exportações brasileiras de milho.

Dados do governo brasileiro mostram que embora os embarques de milho para o Irã tenham crescido em mais de 30% no ano passado em relação a 2017, o volume de outros itens exportados caiu. A carne bovina, por exemplo, caiu 38% e o açúcar 84% no mesmo período.

O problema do reabastecimento dos navios aconteceu apenas um mês depois que Saqqayian se reuniu com o vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão, para uma conversa na qual ambos elogiaram melhorias no relacionamento de 116 anos entre seus países, de acordo com a Agência de Notícias Mehr.

Fontes: Agência de Notícias Mehr, Newsweek e Folha de S. Paulo

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *