Port of Pecém
Logística Outros

Mitsubishi Power fornece tecnologia à maior usina termelétrica do Brasil

maio, 17, 2023 Postado porGabriel Malheiros

Semana202323

Um novo consórcio, formado pela Mitsubishi Power Americas, Inc. e a empresa de engenharia CONSAG, assinou um contrato com a Portocem Geração de Energia S.A. para engenharia, fornecimento e construção (EPC) da Usina Termelétrica Portocem (UTE Portocem) no Brasil. O início da construção do empreendimento foi marcado com uma solenidade no dia 5 de maio de 2023.

A Portocem Geração de Energia S.A. foi a grande vencedora do primeiro Leilão de Reserva de Capacidade de Energia do Brasil, realizado em dezembro de 2021, para contratação de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Pelo contrato, a Mitsubishi Power irá fornecer quatro turbinas a gás refrigeradas a ar e aprimoradas M501JAC, enquanto a CONSAG será responsável pelo fornecimento do balanço da planta (BoP), serviços públicos, obras civis, montagem e colocação da planta em operação, bem como a implementação das linhas de transmissão e subestações que alimentam o BoP.

As quatro turbinas a gás M501JAC de última geração irão operar em ciclo simples na UTE Portocem, fornecendo a tão necessária capacidade de geração no Brasil.

A UTE Portocem representa o terceiro projeto de turbina a gás de classe avançada da Mitsubishi Power no Brasil nos últimos seis anos, estabelecendo um sólido histórico de sucesso no país.

A UTE Portocem será uma das maiores usinas termelétricas já construídas na América Latina e terá 1,6 gigawatts (GW) de capacidade instalada. O projeto foi elaborado para fornecer energia confiável à rede nacional no Brasil, proporcionando capacidade adicional tanto necessária para dar suporte à dependência existente de energia intermitente oriunda de fontes renováveis. A UTE Portocem será construída no Complexo Industrial e Portuário de Pecém, localizado na região metropolitana de Fortaleza.

“A usina termelétrica UTE Portocem é um projeto histórico para o Brasil, ao permitir uma transição energética eficiente e garantir a confiabilidade do sistema elétrico nacional. Estamos orgulhosos de participar deste projeto e também de manter a liderança de mercado neste segmento”, disse Eric Shigetomi, Vice-Presidente de Vendas para América do Sul da Mitsubishi Power Americas.

“Estamos felizes com esta parceria. A Portocem selecionou tecnologia de ponta ao escolher a Mitsubishi Power e uma construtora com larga experiência na construção deste tipo de projeto, a CONSAG”, afirmou Ronan Dias, Diretor Executivo da Portocem. “Juntos, eles irão nos ajudar a transformar a região em um importante centro de gás natural da América Latina, atraindo diversos outros investimentos sustentáveis.”

“A construção da usina termelétrica Portocem em parceria com a Portocem e a Mitsubishi Power é um importante marco na história da CONSAG, reforçando a posição do Grupo como um dos principais atores do setor de energia e infraestrutura no Brasil e no mundo. Agradecemos a confiança e desejamos muito sucesso na implantação e operação deste empreendimento”, acrescentou Daniel Breanza, Diretor de Negócios da CONSAG.

Uma linha de transmissão de 6 km irá ligar a usina ao Sistema Interligado Nacional (SIN), através da subestação Pecém 2. Uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) será locada pela Portocem e atracada permanentemente na bacia do Porto de Pecém. O empreendimento está sendo projetado para ter capacidade de geração de energia prontamente disponível para transmissão nos momentos em que o sistema elétrico necessita de reforço extra para atender aos picos de demanda, conforme determinações de transmissão do Operador Nacional do Sistema (ONS).

Fonte: Mitsubishi Power

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *