Portos e Terminais

Santos registra queda de 1,5% na movimentação de carga no 1º trimestre de 2019

abr, 26, 2019 Postado pordatamarnews

Semana201918

O porto mais movimentado do Brasil, Santos, registrou uma queda de 1,5% em relação ao ano anterior na movimentação de carga no primeiro trimestre de 2019, atingindo 30,448 milhões de toneladas. A queda deve-se a uma redução significativa de 7,2% na movimentação de cargas em março, impactando de forma significativa pela queda nas exportações de soja e açúcar e importações de fertilizantes. Ao todo, essas commodities eliminaram quase 650.000 toneladas do primeiro recorde do porto. No mês passado, o DatamarNews informou que os volumes de carga movimentados no Porto de Santos ultrapassaram 10 milhões de toneladas, referentes ao mês de fevereiro.

Apesar das quedas nas exportações de soja, o porto registrou um crescimento de 9,1% nos embarques de soja no primeiro trimestre do ano. No início deste mês, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reduziu as previsões de exportação de soja do Brasil para 79,5 milhões de toneladas este ano, comparado a 81 milhões de toneladas em dezembro.

Santos registrou uma queda de 11,5% na movimentação de TEUs em março de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, os embarques de café e carnes em contêineres registraram melhora em março, enquanto as exportações de celulose cresceram 8,7% nos primeiros três meses de 2019, ano a ano.

O gráfico a seguir mostra as operações de exportação dos terminais de contêineres de Santos desde 2009:

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *