importação trigo - wheat import
Grãos

Argentina quer aprovação do Brasil para plantar e exportar trigo transgênico

out, 08, 2020 Postado porSylvia Schandert

Semana202041

De acordo com o jornal “La Nacion”, a arovação de uma variedade de trigo transgênico na Argentina dependerá do sinal verde do Brasil. A informação foi divulgada  citando uma fonte do governo argentino. “Está aprovado [na Argentina], mas depende de negociação com o Brasil”, disse a fonte. “Foi aprovado condicionalmente”, acrescentou a fonte.

O trigo tolerante à seca, denominado HB4, foi desenvolvido pela empresa Bioceres-Indear, que também já conta com semente de soja resistente à seca. Este último produto foi homologado em 2015 e aguarda aprovação para comercialização na China.

O trigo tolerante à seca, segundo a empresa, proporciona um aumento de produtividade próximo a 20% em condições médias de produção e de 40% ou mais em situações como secas extremas.

A variedade de trigo transgênica já tem licenças do Senasa (órgão de saúde e segurança alimentar da Argentina) e da Comissão Consultiva Nacional de Biotecnologia Agropecuária (Conabia), mas faltava a licença da área de Mercados do Ministério da Agricultura, que saiu no dia 07 de outubro.

A Argentina atende entre 7% a 8% do mercado global de trigo e o Brasil é o maior comprador do produto do país, em algumas safras com até 70% de participação.

Fonte: Valor Econômico

Sharing is caring!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *